5 filmes que todo publicitário deveria assistir

Sempre existe aquela máxima de que todo publicitário ama artes. E olha só, é super verdade! Adoramos a arte e se for a sétima então, a gente se joga! E tem gosto para todo tipo, tem o diretor de arte que ama um longa francês, tem aquela mídia que não perde uma comédia romântica, o arte final com seus suspenses estranhíssimos … mas independente de gosto, adoramos qualquer filme que fale sobre a nossa profissão. Por isso listamos cinco filmes que dialogam com o universo do marketing e da publicidade.

NO

No conta a história do plebiscito que, em 1988, pôs fim a uma ditadura de 15 anos imposta por Augusto Pinochet. Baseado na peça do escritor chileno Antonio Skármeta, El plebiscito, No conta a história de René Saavedra (Gael Garcia Bernal), um exilado que volta ao chile e vai trabalhar como publicitário a serviço da campanha “Não”, que tem como objetivo influenciar o eleitorado a votar contra a permanência de Augusto Pinochet no poder durante um referendo, feito sob pressão internacional, pelo próprio ditador. Com poucos recursos e sob constante vigilância por homens de Pinochet, ele concebeu um ousado plano para ganhar o referendo.

A REDE SOCIAL

Quantas vezes você já acessou o Facebook hoje? Quantas vezes você já soltou um “me adiciona no Face” ou “Tu viu, o Rodrigo postou no facebook ontem”. Bem, esse filme conta a história dessa rede. Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

O SHOW DE TRUMAN

Até onde vai o poder da mídia? Até onde podemos passar ilesos por ela? Pacato vendedor de seguros (Jim Carrey) tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é o astro, desde que nasceu, de um show de televisão dedicado a acompanhar todos os passos de sua existência.

OBRIGADO POR FUMAR!

Um clássico da persuassão e das consequência de uma escolha – um tanto quanto errada -, nesse filme podemos refletir até onde a ética é válida em tempos de publicidade e capitalismo. Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disto Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.

O ABUTRE

Um olhar crítico e bastante ácido sobre a TV. O Abutre nos passa uma ideia pertubadora, o filme tenta colocar o sensacionalismo midiático dentro da perspectiva do “uber-capitalism” (ou “hiper-capitalismo”): “o hiper-final do mercado livre”, nas palavras do diretor, em que as pessoas acreditam no que fazem e são recompensadas por isso, sem culpa ou ressentimentos. Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings – as minhocas que só saem da terra à noite.

Entenda a importância de ser MULTI

Um dia nossos pais sentaram em frente a TV, depois de um dia de trabalho, eles certamente buscavam se informar e se entreter. Bem, nós continuamos chegando em casa querendo informações e entretenimento. A diferença é que podemos escolher quando, onde e como iremos ter essa informação.

A internet mudou nosso comportamento, a comunicação avançou e a publicidade precisou renovar-se para poder alcançar o seu target. As campanhas agora são acompanhadas de siglas diferentes (como CRM e ADS), a mídia passou do combo TV + rádio + outdoor, para TV + rádio + hotsite + redes sociais + mail marketing.

Uma nova era começou, mais ampla, mais interativa e dinâmica. Sua empresa está preparada para esse novo mercado? Baixe nosso E-Book “O Futuro chegou. E ele é MULTI“, entenda sobre essa nova comunicação e nos procure para um papo.

Será bem bacana apresentar sua empresa às novas mudanças!